Verificação da qualidade do conteúdo
Olá, Publisher! Estamos sempre empenhados em ajudar nossos clientes e parceiros a se manterem atualizados e em conformidade com os padrões e diretrizes do Google. Para isso, realizamos recentes atualizações no padrão de qualidade recomendado para os sites da nossa rede.
Essas mudanças foram implementadas com base em análises de mercado, estudos aprofundados e avaliações criteriosas de centenas de sites, com o objetivo de identificar melhorias que possam aumentar o score do seu site, e especialmente no que se refere à entrega de um conteúdo valioso.
A seguir, compartilhamos informações essenciais para elevar a qualidade do seu site e posicioná-lo no mais alto nível, digno de um verdadeiro Publisher de sucesso!
Volume de conteúdo
- Ter, no mínimo, 80 artigos indexados no Google Search Console.
- Garantir que cada categoria contenha mais de 10 artigos, evitando a duplicação do mesmo conteúdo em diferentes categorias.
- Assegurar que cada artigo tenha mais de 1.500 palavras.
Elementos visuais
- Incluir pelo menos uma imagem por página.
- Utilizar no mínimo dois tipos de elementos visuais, como imagens, listas, citações, vídeos ou tabelas.
- Estruturar o texto com títulos e subtítulos, seguindo um formato adequado para leitura online, priorizando uma dinâmica fluida e alinhada à esquerda.
Backlinks de Qualidade
- Incluir pelo menos dois links externos para fontes confiáveis e relevantes ao tema do artigo.
- Adicionar pelo menos um link interno, de forma contextualizada com o conteúdo.
- Selecionar os links de destino com base na confiabilidade e qualidade do material.
- Remover links quebrados antes do envio para aprovação.
- Evitar práticas de spam por excesso de links.
Indicadores de Transparência
- Informar o autor do artigo no início ou final da página.
- Incluir no sitemap uma página de perfil dos autores, com informações básicas e foto.
- Garantir que páginas institucionais estejam completas e bem organizadas (Sobre Nós, Contato, Políticas de Privacidade, Termos de Uso).
- Inserir na página "Sobre Nós" um trecho sobre imparcialidade e transparência em relação a conteúdos patrocinados.
Cuidados com UX (Experiência do Usuário)
- Organizar o conteúdo em categorias bem definidas.
- Facilitar o acesso às categorias por meio de um menu intuitivo.
- Garantir que o site seja responsivo e funcione bem em diferentes dispositivos.
- Otimizar a velocidade de carregamento das páginas.
- Disponibilizar uma barra de pesquisa para facilitar a navegação.
Facilitadores
- Manter um tráfego mínimo durante o período de aprovação.
- Explorar nichos menos comuns, com pouca concorrência na web.
Erros Comuns a Evitar
- Páginas não indexadas: garantir que todo o conteúdo esteja devidamente indexado no Google Search Console.
- Otimização para mobile: como as verificações do Google são feitas na versão mobile, certifique-se de que o site esteja bem estruturado e organizado para essa experiência.
- Não misturar nichos diferentes dentro do mesmo site durante o processo de aprovação.
Otimização On-Page: Padronizando sua Checagem de SEO
O checklist a seguir, assim como todas as recomendações fornecidas, não deve ser visto como uma regra inflexível, mas sim como um guia que pode ser adaptado conforme as necessidades de cada artigo. É essencial lembrar que uma escrita de qualidade deve ser sensível ao tema abordado, garantindo relevância e profundidade.
Estabelecer um padrão de qualidade previamente definido ajudará seus redatores a produzir conteúdos cada vez mais eficientes, fortalecendo o ranqueamento dos sites nos mecanismos de busca e elevando a classificação do valor agregado ao conteúdo.
Meta Título
- Contém entre 50 e 60 caracteres.
- Inclui a palavra-chave primária.
- Contém a palavra-chave secundária [opcional].
- Difere do título principal do conteúdo (H1).
Meta Description
- Possui entre 130 e 140 caracteres.
- Inclui a palavra-chave primária.
- Contém a palavra-chave secundária [opcional].
- Apresenta um resumo claro e objetivo do conteúdo.
Palavra-chave Primária (para textos de 1.000 palavras)
- Aparece no título do artigo.
- Está presente em pelo menos um intertítulo ou subtítulo.
- É repetida entre 5 e 8 vezes ao longo do conteúdo.
Imagens
- O nome do arquivo da imagem de destaque contém a palavra-chave primária.
- A palavra-chave primária está no texto alternativo (alt text) de todas as imagens do post.
- A palavra-chave secundária também aparece no texto alternativo das imagens [opcional].
Links
- O conteúdo inclui entre 1 e 4 links internos para outros artigos do blog.
- Possui de 2 a 3 links externos para sites confiáveis.
- O texto âncora dos links contém a palavra-chave primária do conteúdo de destino.
Palavra-chave Secundária (para textos de 1.000 palavras)
- Pode estar presente no título do artigo [opcional].
- Aparece em pelo menos um intertítulo ou subtítulo [opcional].
- É repetida entre 1 e 4 vezes ao longo do conteúdo.
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